CURSOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ONLINE!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PARA TRABALHAR COM OS PAIS

Para começar bem o ano escolar é de suma importância que os pais sejam envolvidos desde o início nas atividades da escola, não esquecendo jamais que eles são co-responsáveis pelo sucesso do ano letivo.

É importante também a sinalização de onde deve acontecer a reunião, de preferência que haja alguém recebendo os pais. Esta acolhida é fundamental.

Fazer uma pauta da reunião contemplando as questões administrativas (horário das aulas, uniforme, calendário escolar, frequência, regimento escolar, entre outros) e pedagógicas (livros didáticos, atividades de casa, projetos durante o ano, datas comemorativas, avaliações, entre outros), é uma forma de não se perder em tantos assuntos importantes.

Providencie uma lista de presença.

Se for fazer uma dinâmica aí vai uma sugestão.



1- Dinâmica
Material necessário: balas com embalagens que abram dos dois lados
Procedimento: Entregue uma bala para cada mãe ou responsável e peça para que abram apenas com uma mão.
(Você perceberá que elas irão conseguir, mas só depois de um bom tempo e esforço.)
Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: A bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora, e a outra, a família. Se a professora fizer o trabalho todo sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão” (a família), ficará mais fácil e eficiente.
Você pode substituir a bala por um pedaço de barbante. Peça para que os pais dêem um nó apenas com uma mão no barbante e faça a reflexão parecida com a da bala.

2 comentários:

Adriana Freitas disse...

Obrigada! também gosto muito do seu blog. É essa troca de experiências que é legal.

Adriana Freitas disse...

OBRIGADA! TAMBÉM GOSTO MUITO DO SEU BLOG. ESSA TROCA DE EXPERIÊNCIA QUE É MUITO IMPORTANTE ENTRE NÓS EDUCADORES.