CURSOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ONLINE!!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Entende-se por Avaliação Institucional , aquela em que o processo de avaliação é inserida em escolas públicas e privadas para avaliar , estas instituições com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino. A educação brasileira não dispunha de uma metodologia que nos permitisse avaliar , de forma sistemática , a qualidade das ações dos educadores e da escola. ( Falcãop.313) Nos últimos anos instituições educacionais públicas e privadas lançaram-se de uma busca de métodos e técnicas que as ajudassem a melhorar a qualidade da educação brasileira em todos os níveis e modalidades. Foram criadas diversas instâncias de avaliação da educação , abrangendo diversos níveis de ensino , entre elas estão : SAEB – Sistema de avaliação da Educação Básica , tem por objetivo a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino , fornecendo informações sobre a qualidade, a eqüidade , e a eficiência da educação nacional , de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras . Temos também o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ) é um exame anual destinados aos alunos em vias de concluir ou que já tenham concluído o ensino médio. O artigo9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que compete a União autorizar , reconhecer , credenciar , supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior. O Exame Nacional de Cursos , também conhecido como Provão , é um dos componentes da avaliação dos cursos superiores de graduação . O Provão é um exame obrigatório para os estudantes de ensino superior que estejam cursando o último ano letivo. Não existe apenas uma única metodologia capaz de medir e garantir a qualidade de ensino da aprendizagem e da gestão possível de ser utilizada em qualquer tipo de escola. Ao analisar o processo de mudança deve-se estudar como se pretende investigar o que caracteriza um processo de avaliação institucional na espectativa de que permita a reformulação de princípios administrativos / pedagógicos e que produza mecanismos para a efetivação de uma avaliação democrática . Segundo Edsom Machado de Souza , avaliar significa comparar , contrastar uma situação real com algum paradigma , ideal , utópico ou também real mas que se verifique em outro contexto. Sempre será necessário ter algum padrão de referência - o paradigma- em relação ao qual o sujeito da avaliação será comparado . Para que se tenha uma formulação ou implementação de políticas públicas é necessário que se siga os seguintes passos :a) Avaliação de diagnóstico ( contínua e permanente – identificação da necessidade de mudança );b) Formulação de objetivos e metas ;c) Decisão política;d) Reformulação. Segundo Robert Lassance, a avaliação institucional torna-se valiosa , quando compreendida como dimensão do processo de desenvolvimento de uma universidade comprometida com a sociedade . O Decreto de nº 25956 de 7 de Janeiro de 2000 , decreta que foram criadas 29 Coordenadoria Regionais de Educação cuja uma das atribuições é o de orientar , coordenar, acompanhar e avaliar as ações das unidades escolares da área de sua abrangência . Essa coordenadoria terá uma equipe de acompanhamento e avaliação , onde , a mesma será multifuncional , compete a essas equipes , orientar , acompanhar e avaliar as ações das unidades escolares , observar o cumprimento das determinações da legislação vigente , registrar a situação física dos prédios escolares , supervisionar a distribuição de merenda nas unidades escolares , coletar dados para efetivação das matrículas na rede estadual. Dentro da avaliação institucional podem observar questões múltiplas como de estrutura, organização e funcionamento, e espectativas , mas sobretudo , a construção do conhecimento . A finalidade da avaliação institucional é perseguir um ensino cada vez melhor que traduza , com clareza , seus compromissos com a sociedade brasileira . A escola é um lugar de concepção , realização e avaliação de seu projeto educativo , uma vez que necessita organizarseu trabalho pedagógico com base em seus alunos . O projeto é construído e vivenciado em todos os momentos , por todos os envolvidos com a comunidade escolar . Todo projeto pedagógico da escola é , também um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico , com os interesses reais e coletivos da população majoritária . A avaliação está inserida no PPP e desempenha o papel importantíssimo de possibilitar a construção da autonomia do sujeito e da instituição escolar, produzindo mudanças melhorando a qualidade da educação como um todo. Para realizar um ensino de qualidade e lutar por sua autonomia , as escolas tem que romper com a atual forma de organização burocrática que regula o trabalho pedagógico. A escola e as ações de seus profissionais serão de qualidade , quando puderem ser consideradas , ao mesmo tempo , efetivas , relevantes , eficientes e eficazes. A Avaliação Institucional não pode se transformar em um transtorno para a instituição,sugadores de recursos , dispendiosa e pesada . Cabe aos especialistas em avaliação , em parceria com os profissionais envolvidos , planejar e executar juntos o processo de avaliação.

fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/483157-que-%C3%A9-avalia%C3%A7%C3%A3o-institucional/

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

VERBO AVALIAR

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Avaliar vai além de olharmos para crianças como seres meramente observados, ou seja, a intenção pedagógica avaliativa dará condições para o professor ou professora criar objetivos e planejar atividades adequadas, dando assim um real ponto de partida para esta observação, torna-se claro a necessidade de se construir conhecimentos e reflexão por parte de professores educadores acerca do processo avaliativo formal na Educação Infantil.

A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos. Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. Muito mais do que isso, a avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo.

A distância existente entre o discurso e a prática de alguns educadores e educadoras, principalmente a ação classificatória e autoria exercida pela maioria, encontra explicação na concepção de avaliação do educador/a, reflexo de sua estória de vida como aluno/a e professor/a.
Não é só na Educação Infantil, mas também nos demais níveis do sistema escolar, os avaliados são única e exclusivamente os alunos e alunas. Mas é preciso analisar criticamente essa prática, pois o fato de os alunos/as serem o único "objeto" da avaliação revela a estrutura de poder e autoridade da grande maioria das instituições escolares.

É necessário que a "clássica" forma de avaliar, buscando os ''erros'' e os "culpados", seja substituída por uma dinâmica de avaliação capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho. Nesse sentido, todos são objetos e sujeitos de avaliação: professores/as, equipe de orientação, supervisão e direção, crianças e pais.

Há uma diversidade de práticas pedagógicas que caracterizam o universo da Educação Infantil , que refletem diferentes concepções quanto ao sentido e funções atribuídas ao movimento no cotidiano das creches, pré-escolas, instituições afins.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, na seção II, referente à Educação Infantil, artigo 31, preconiza que: "(...) a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental".

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Avaliação Diagnóstica

A avaliação diagnóstica é um precioso instrumento para o
alfabetizador, pois possibilita que o aluno reflita sobre o
que já é capaz de ler, escrever, compreender, opinar, entre
outros, e ao alfabetizador, avaliar e fazer a intervenção
pedagógica necessária.
É necessário que haja periodicidade na aplicação dessas
avaliações. Na escola em que trabalho elas são feitas por
bimestre.
Anote todo o processo de apropriação da escrita que você
observou em cada criança, nesse e em outros instrumentos
que você utiliza. Registre se o aluno tem avançado em suas
aprendizagens ou se ainda há necessidade de intervenção.
Sugiro que você não se prenda a apenas num tipo de
instrumento, mas que varie, recorrendo a instrumentos
menos formais,como a observação diária dos alunos,
num "diário de bordo".
Como acontecem as interações entre eles, se têm dificuldades
de atenção e concentração, como reagem diante de situações
de conflitos, entre outros, são alguns dos registros que você
poderá fazer de forma individualizada.
A avaliação diagnóstica deve contemplar a produção de
escrita e leitura.
É fundamental que o aluno leia o que escreveu para que
seja observado se ele estabelece relação entre o que escreveu
e o que leu, e entre a fala e escrita. Se a avaliação envolver
ditado, dite normalmente as palavras ou a frase, sem silabar.
Dê preferência nesse momento, ao papel sem pauta para que
possa observar o alinhamento e a direção da escrita do aluno.
Se possível, faça a avaliação em grupos menores de alunos
e deixe o restante da turma envolvido em outras atividades
que não necessite da sua intervenção, um desenho livre por
exemplo.
Trago para vocês, uma "amostra" de avaliação diagnóstica,
confeccionada pelo meu grupo de alfabetizadoras no final do
ano de 2008, para ser aplicada nas turmas de 2009.
Vale lembrar que o meu grupo é estável na escola por isso
propicia a construção dos instrumentos antecipadamente.
Trata-se de uma sugestão, e cabe a cada alfabetizador
adequar e graduar as "dificuldades".

Assim, sugerimos a seguir alguns aspectos importantes a serem observados:

1- Sugestão de avaliação das atitudes dos alunos esperadas nas várias áreas curriculares:

• O aluno participa ativamente dos trabalhos em grupo?
• O aluno ajuda outros nas resoluções dos problemas?
• O aluno contesta aspectos com os quais não concorda?
• O aluno procura resolver problemas por seus próprios meios?
• O aluno procura ajuda com outras pessoas?
• O aluno procura ajuda em outros materiais?
• O aluno usa estratégias convencionais na resolução de problemas?
• O aluno usa estratégias criativas de resolução de problemas?
• O aluno justifica suas respostas?
• O aluno registra e socializa seus conhecimentos?

2. Avaliação de Língua Portuguesa em suas subáreas:

Linguagem oral

Habilidades gerais do aluno como falante:

• Expõe suas idéias e seus conhecimentos?
• Formula perguntas e respostas com clareza?
• Explica e defende seus pontos de vista?
• Expõe suas dúvidas?
• Leva em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor?
• Gosta de ler textos em voz alta para os outros?

Habilidades gerais do aluno como ouvinte:

• Sabe sua hora de falar e de ouvir?
• Ouve a fala alheia?
• Tem concentração em quem fala?
• Percebe e explicita a finalidade da fala alheia?
• Gosta de ouvir textos lidos ou contados por outros?

Linguagem escrita

Habilidades gerais do aluno como leitor de textos diversos:

• Usa estratégia de antecipação por meio do portador/suporte de texto, do título, do autor, do gênero, da ilustração?
• Usa estratégia de inferência, levando em conta o contexto?
• Socializa sua leitura por iniciativa própria?
• Socializa sua leitura por solicitação de outros?
• Percebe a intencionalidade do autor?
• Lê em voz alta com fluência (depois de ter compreendido o texto)?
• Socializa quais tipos de texto gosta de ler?

Habilidades gerais do aluno como produtor de textos diversos (ficcionais e não-ficcionais):

• Relaciona a produção com a situação: finalidades do autor, gênero e interlocutor?
• Faz da produção um processo de trabalho no qual estão presentes várias etapas e suas versões do texto?
• Atende à modalidade textual solicitada, elaborando diversos tipos de texto de acordo com sua função social?
• Desenvolve o tema proposto, mantendo a coerência textual e usando recursos coesivos?
• Segmenta o texto de acordo com sua especificidade?
• Tem domínio relativo da ortografia, da acentuação e da pontuação?
• Fundamenta suas opiniões e respostas?

Aspectos a ser avaliados quanto à capacidade de leitura:

O aluno sabe:

• Localizar informação no texto?
• Inferir uma afirmação que não está dita no texto de forma explícita?
• Diferenciar textos por meio da identificação das características próprias de cada gênero textual?

Aspectos a ser avaliados quanto à produção de textos:

O aluno sabe:

• Elaborar ou parafrasear uma fábula?
• Distinguir narrador de personagem?
• Caracterizar as personagens e o ambiente?
• Empregar esquemas temporais básicos?
• Usar os recursos gráficos do discurso direto e outras pontuações básicas?
• Segmentar o texto em parágrafos?
• Usar os elementos coesivos (nexos e pontuação)?
• Empregar mecanismos básicos de concordância nominal e verbal?



Fonte: www.eaprender.com.br – Assessoria Pedagógica IBEP

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

NORMAS DA ABNT

Olá pessoal
copiando este link vocês poderão baixar as normas da ABNT, que serve para realização de trabalhos acadêmicos.


http://www.4shared.com/file/41973330/dd364897/ORIENTAES_PARA_ELABORAO_DE_TRABALHOS_ACADMICOS.html?dirPwdVerified=63e5bbe

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ATENÇÃO! CONCURSO PARA PROFESSOR DA PREFEITURA DE JABOATÃO

Aos que tiverem interesse este mês de janeiro estara acontcendo o concurso para professor da prefeitura deJaboatão dos Guararapes.
Você terá mais informações através di site: http://www.upenet.com.br/

Cargos e Remuneração
O Concurso de Jaboatão dos Guararapes objetiva a contratação de 535 profissionais para cargos de Professor I e II. As remunerações variam entre os valores de R$601,20 e R$898,00; sendo que os contratados terão ainda direito a benefícios adicionais (vide edital).

Inscrição
Internet: para se inscrever basta acessar o website www.upenet.com.br, entre o período de 11 de dezembro de 2009 a 10 de janeiro de 2010.
Para que a inscrição no concurso tenha validade o candidato deve efetuar o pagamento de taxa de inscrição no valor de R$50,00. O recolhimento é realizado na Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.

Provas
O Concurso para Professores da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes prevê as seguintes etapas:

Prova de Conhecimentos, eliminatória e classificatória.
Prova de Títulos, somente classificatória.
A data prevista para a realização das provas do concurso de Jaboatão dos Guararapes, é 31 de janeiro de 2010, sendo que os locais e horários serão divulgados a partir de 22 de janeiro de 2010, no website dos organizadores (link abaixo).

A convocação para o entrega dos títulos será realizada junto ao edital de divulgação do resultado das provas objetivas, previsto para ser publicado em 26 de fevereiro de 2010.

Gabarito e Resultado
A comissão organizadora do concurso divulgará os gabaritos na provável data de 31 de janeiro de 2010, e prevê para 26 de fevereiro de 2010 a publicação da lista de aprovados na primeira etapa.